quarta-feira, 25 de maio de 2011

Combustíveis vão ajudar a desacelerar a inflação,diz Mantega

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta segunda-feira (16) que não há nenhum relaxamento do governo em relação à inflação. O ministro participa do XXIII Fórum Nacional, na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio, cujo tema este ano é "Visão de Brasil desenvolvido para participar da competição do século: China, Índia e Brasil".
O ministro disse que há uma nítida tendência de queda nos preços dos combustíveis, o que vai ajudar a desacelerar a inflação e mantê-la dentro da meta do governo.

"Os combustíveis subiram porque subiu o etanol. Pegamos um período de entressafra, mas agora com o início da safra houve uma expansão da oferta. O preço foi reduzido primeiro ao produtor, demora um tempo para chegar à bomba, mas agora já está chegando ao consumidor. Portanto, teremos uma deflação no combustível, que é o segundo vilão dessa história inflacionária", afirmou Mantega, lembrando ainda que a queda dos preços das matérias-primas (commodities) no mercado externo também ajudará a frear a inflação no País.
Mantega disse que a alta dos preços das commodities no mercado externo tanto prejudica quanto ajuda o País. A alta dos preços das commodities é uma das principais pressões sobre a inflação oficial desde 2010. "No Brasil existem problemas quando sobe essa inflação de commodities, mas, por outro lado, é um dos países mais bem preparados para enfrentar essa situação, porque produzimos petróleo e porque também somos um grande produtor de alimentos. Por isso, também temos vantagens quando sobem os preços dessas commodities. Então essa é uma moeda que tem duas faces", afirmou Mantega.

Nenhum comentário:

Postar um comentário