domingo, 7 de agosto de 2011

RETIRO ESPIRITUAL (E LITERÁRIO)



Frei  Betto


 Passei a terceira semana de  julho em retiro espiritual com meus confrades dominicanos. No feriado de  Corpus Christi, fiz o mesmo, durante três dias, com grupos de oração  integrados por leigos.

 Nesse mundo atordoado, notícias nos  perseguem em todos os cantos e recantos. Solicitações se multiplicam.  Retirar-se, recolher-se à solidão, estar consigo mesmo, é uma exigência  espiritual e intelectual. Muitos indígenas o fazem ao passar da adolescência à  idade adulta. Os esportistas se concentram nos dias precedentes a jogos e  disputas.

 Se logro produzir tantos artigos e livros (53 títulos  em 35 anos. O 54o, um romance, sai no final deste mês) não é devido à equipe  de fradinhos que, como sugere Ricardo Kotscho, ocupa-se, no porão do convento,  a redigir, dia e noite, textos que assino. É graças a retiros literários. Pelo  menos 120 dias do ano reservados à criação literária. Evito a agitação urbana  e mantenho o celular desligado e a ansiedade contida.

 Escrever,  como diria Thomas Edison, não é mera questão de inspiração, e sim de  transpiração. (João Ubaldo Ribeiro opina que a melhor inspiração é um fornido  cheque do editor...).

 Para criar há que ralar. Ter a disciplina  de renunciar a convites, festas, atrações, viagens. E dedicar-se seriamente ao  trabalho de ler, escrever e pesquisar. Basta abrir as correspondências de  Balzac e Flaubert para se ter uma ideia de como se entregavam ciosamente ao  ofício literário.

 Ah, quantas narrativas jamais nos chegaram por  ficarem retidas na imaginação de escritores que não se empenharam em virar  autores! Quantas obras-primas literárias sorvidas em tulipas de chope nos  bares da noite!

 A preguiça é um dos sete pecados capitais. Nome  inadequado. Nada a ver com sombra, água fresca e jornal sem letras. Prefiro o  termo sugerido pelo monge Cassiano (370-435): acídia, latinização do grego  acédia.

 Acídia é o desânimo de cultivar a vida espiritual. De  orar. De ler e meditar a Palavra de Deus. De praticar a virtude e superar o  vício. De abraçar os ensinamentos dos mestres espirituais.

 Esta a  importância do retiro espiritual: distanciar-se do burburinho cotidiano,  livrar-se por uns dias da hipnose televisiva e do magnetismo internético,  deixar o celular desligado e conectar-se ao silêncio, ao íntimo de si mesmo,  para escutar melhor a voz divina e, assim, dilatar a capacidade de  amar.

 Muitas vezes a resistência em retirar-se deriva do medo  (inconfessado) de encontrar a si mesmo. De  escutar a própria intuição, ouvir a voz do silêncio. É semelhante à  resistência à terapia. Assim como há quem julgue que ela “é para loucos”, há  quem considere que retiro “é para monges”.

 Tenho amigos com  imensa dificuldade de desconectar-se do dia a dia. São compulsiva e  compulsoriamente antenados em tudo. Na verdade, ficam ligados no varejo. Não  conseguem se empenhar no atacado. Deixam escapar por entre os dedos os  talentos que possuem. Tornam-se, assim, presas fáceis da ansiedade e vítimas  do estresse. São aptos ao infarto, pois nem sequer conseguem mastigar devagar  o que ingerem.

 Ainda que não haja oportunidade de fazer um retiro  espiritual, ao menos a manhã ou tarde de um domingo do mês deveria ser  reservada ao isolamento. Bastaria visitar uma igreja, desfrutar a  tranquilidade de um parque ou mesmo trancar-se em casa e  meditar.

 Para o artista, retirar-se é imprescindível. A criação  exige distanciamento. Krajcberg refugia-se no sul da Bahia. Manoel de Barros,  numa fazenda do Mato Grosso. Adélia Prado, em Divinópolis (MG). João Gilberto  se impõe uma vida monástica em seu apartamento no Rio.

 Talvez  por isso Javé, em sua sabedoria, tenha primeiro criado a luz e, por fim, os  seres humanos... Nossa excessiva tagarelice teria prejudicado a obra da  Criação. E como narrador invisível, Deus prefere ser conhecido por sua palavra  e obra. Assim como nós, leitores, conhecemos Camões, Machado de Assis e  Dostoiévski.


Frei Betto é escritor, autor, em parceria  com Marcelo Gleiser e Waldemar Falcão, de “Conversa sobre a fé e a ciência”  (Agir), entre outros  livros. http://www.freibetto.org/>    twitter:@freibetto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário