sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Tarifas de ônibus municipais têm aumento em 6 capitais do país

Em Teresina e Vitória, protesto contra aumento teve confronto e prisão.

Levantamento mostra valor da passagem nas capitais e no DF.

Daniel Buarque e Glauco Araújo * Do G1

Seis capitais brasileiras tiveram aumento de tarifas de ônibus municipais desde dezembro de 2011. O custo da passagem do transporte público ficou mais alto em Belo Horizonte (8%), Cuiabá (8%), Vitória (6,8%), João Pessoa (4,7%), Teresina (10,5%) e Rio de Janeiro (10%).
O total de cidades que tiveram reajuste foi menor do que as que registraram aumento na virada de 2010 para 2011, quando 11 capitais passaram a ter tarifas mais caras. Mesmo assim, os reajustes mais recentes geraram ondas de protestos em diferentes cidades do país. Em Vitória e em Teresina, onde houve manifestações mais exaltadas, a polícia chegou a reprimir os protestos e a prender manifestantes.
TARIFAS BÁSICAS DE ÔNIBUS MUNICIPAIS PELO PAÍS *
Capital Tarifa  atual Tarifa  anterior Último reajuste* Próximo reajuste
Aracaju R$ 2,25 R$ 2,10 30 de janeiro de 2011 Sem previsão
Belém R$ 2 R$ 1,85 Não informado Não informado
Belo Horizonte R$ 2,65 R$ 2,45 30 de dezembro de 2011 Sem previsão
Boa Vista R$ 2,00 R$ 1,80 Início de 2011 Sem previsão
Brasília ** R$ 1,50 Não informado 2009 Sem previsão
Campo Grande R$ 2,70 R$ 2,50 Março de 2011 Sem previsão
Cuiabá R$ 2,70 R$ 2,50 11 de dezembro de 2011 Sem previsão
Curitiba R$ 2,50 R$ 2,20 5 de março de 2011 Sem previsão
Fortaleza R$ 2 R$ 1,80 6 de março de 2011 Sem previsão
Florianópolis R$ 2,90 R$ 2,95 17 de abril de 2011 Previsto para o primeiro semestre de 2012
Goiânia R$ 2,50 R$ 2,25 21 de maio de 2011 Sem previsão
João Pessoa R$ 2,20 R$ 2,10 9 de janeiro de 2012 Sem previsão
Macapá R$ 2,30 R$ 1,90 11 de agosto de 2010 Aguardando decisão judicial para autorizar reajuste para R$ 2,57
Maceió R$ 2,10 Não informado abril de 2011 Sem previsão
Manaus R$ 2,75
 
Não informado 12 de outubro de 2011 Sem previsão
Natal R$ 2,20 R$ 2,10 Junho de 2011 Sem previsão
Palmas R$ 2,20 R$ 2 Outubro 2010 Março de 2012 - R$ 2,50
Porto Alegre R$ 2,70 R$ 2,45 8 de fevereiro de 2011 Sem previsão
Porto Velho R$ 2,60 R$ 2,30 Janeiro de 2011 Sem previsão
Recife R$ 2 (a tarifa principal) R$ 1,85 9 de janeiro de 2011 Reajuste está sendo discutido
Rio Branco R$ 2,40 R$ 1,90 Abril de 2011 2013
Rio de Janeiro R$ 2,75 R$ 2,50 2 de janeiro de 2012 2013
Salvador R$ 2,50 R$ 2,30 1º de janeiro de 2011 Sem previsão
São Luís R$ 2,10 R$ 1,70 Fevereiro de 2010 Sem previsão
São Paulo R$ 3 R$ 2,70 5 de janeiro de 2011 Sem previsão
Teresina R$ 2,10 R$ 1,90 2 de janeiro de 2012 Sem previsão
Vitória R$ 2,35 R$ 2,20 8 de janeiro de 2012 2013

* Levantamento considera valor da passagem dentro do município
** Em Brasília, o valor de R$ 1,50 é referente ao coletivo que circula dentro do Plano Piloto e nas cidades satélites. Os passageiros pagam R$ 3 para usar linhas entre as satélites e o Plano Piloto.
Outras quatro capitais devem ter aumento de tarifa ainda no primeiro semestre deste ano. Em Palmas, a tarifa deve chegar a R$ 2,50 em março, um reajuste de 13,6%. No Recife, as empresas sugeriram um reajuste de 17,2%, e o governo começa nesta sexta-feira (20) uma negociação. A prefeitura de Macapá está aguardando decisão judicial da 4º Vara Cível e da Fazenda Pública para autorizar reajuste para R$ 2,57 (11,7%). E Florianópolis, onde a tarifa teve redução de 1,6% em 2011, deve haver aumento ainda no primeiro semestre.
Baixa qualidade
Além de reclamarem da alta nos preços, os protestos também têm como alvo o próprio funcionamento dos sistemas de transporte público, exigindo maior eficiência e integração entre as linhas de ônibus.
Um estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) nesta quinta-feira (19) revelou que  para 41% da população dos municípios acima de 100 mil habitantes o transporte público é "ruim" ou "muito ruim". Para apenas 30% da população nas grandes cidades, o transporte público é "muito bom" ou "bom".
Nas capitais e outras cidades com mais de 100 mil habitantes, o resultado foi ainda pior para o transporte coletivo. Quase metade da população -- 48% -- avalia que o transporte público "não permite que as pessoas se desloquem com facilidade por toda a cidade".
Reajustes e protestos
A capital do Piauí registrou o maior aumento percentual das tarifas de ônibus no início deste ano. A passagem, que custava R$ 1,90, passou a custar R$ 2,10. A prefeitura de Teresina, entretanto, defende que foi inaugurado neste ano um sistema de integração entre os ônibus, que garantiria "uma economia de 25% nas despesas com o transporte para trabalhadores e estudantes", segundo um comunicado divulgado no início do ano.
O reajuste fez com que um movimento liderado por estudantes realizasse protestos diários por mais de duas semanas desde que o aumento passou a ser cobrado. Além de reclamarem do aumento, os estudantes alegavam que a integração entre os ônibus estava incompleta.
"Nosso protesto é pela reestruturação do sistema de transportes de Teresina. Houve aumento das passagens e implantação de um sistema de integração incompleto, que ainda contempla pouco a população de Teresina", disse Cássio Borges, do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Piauí.
Após os confrontos, pelo menos 17 estudantes foram presos. A prefeitura manteve o aumento, mas prometeu acelerar a integração do transporte coletivo e diminuir tarifas sobre o 2º trechos percorrido dentro desse sistema.
Ônibus queimado
Os protestos contra aumento das passagens em Vitória também acabaram em confronto, e um estudante de física chegou a ser detido temporariamente após confessar a participação no incêndio a um ônibus durante uma manifestação. As tarifas de ônibus da cidade foram elevadas a R$ 2,35 no dia 8 de janeiro.
Na noite de quinta-feira (19), manifestantes do Movimento Contra o Aumento (MCA) tomaram as ruas de Vitória em mais um protesto. Segundo a Polícia Militar, cerca de 50 jovens participavam do ato. O trânsito na Terceira Ponte chegou a ser interditado nos dois sentidos, o que gerou um grande engarrafamento nas vias de acesso.
Protestos sem confronto
No Rio de Janeiro, onde a passagem subiu de R$ 2,50 para R$ 2,75 no primeiro dia útil de 2012, uma manifestação interditou a pista lateral da Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio de Janeiro, na noite de quarta-feira (18).
A tarifa de ônibus de João Pessoa foi reajustada em 4,76%, passando de R$ 2,10 para R$ 2,20 em 9 de janeiro. Após o reajuste, grupos de estudantes promoveram alguns protestos em frente à prefeitura, mas sem grande repercussão.
Em Belo Horizonte, as alterações nas tarifas do serviço público municipal de transporte coletivo passaram a valer no final de 2011. O índice médio de reajuste é de 7,61%. Apenas os preços das linhas de vilas e favelas não tiveram mudanças, mantendo o valor de R$ 0,60. Com o reajuste, as passagens com valor de R$ 2,45 passaram para R$ 2,65. Já os ônibus que cobram R$ 1,75, passaram a exigir a tarifa de R$ 1,85. As linhas do Sistema de Transporte Suplementar também mudaram. A tarifa de R$ 1,75 passou para R$ 1,85; a de R$ 2,00 para R$ 2,15 e a de R$ 2,45 para R$ 2,65.
O aumento da tarifa em Cuiabá ocorreu no início de dezembro de 2011, passando de R$ 2,50 para R$2,70. De acordo com a Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Mato Grosso (Ager-MT), o novo valor tentou seguir a inflação do ano e a previsão de gasto com a manutenção dos veículos. Para decidir o novo preço, conforme a Ager, foram levados em consideração os insumos como combustível, mão-de-obra e quantidade de passageiros.

Brasília
Em Brasília, as tarifas variam de R$ 1,50  a R$ 3. O menor valor diz respeito apenas ao coletivo que circula dentro do Plano Piloto e dentro das cidades satélites. Já o valor maior diz respeito à linha metropolitana que faz a ligação entre as satélites e o Plano Piloto.
Na capital, não há previsão de aumento. Em junho do ano passado, os rodoviários anunciaram greve pedindo reajuste de salário. As empresas alegaram que o aumento só seria possível com aumento da tarifa, mas o Governo do Distrito Federal (GDF) interveio e ofereceu uma série de subsídios aos empresários do setor de transportes.
Uma das vantagens combinadas foi o pagamento de dois terços do passe estudantil por parte do GDF. Segundo informações do governo, o valor do subsídio relativo ao passe livre pode chegar a R$ 12 milhões por mês.

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