quinta-feira, 19 de abril de 2012

5% dos gastos militares de 66 países financiariam Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, afirma representante da ONU

 
18/4/2012

A Representante das Nações Unidas para Assuntos de Desarmamento, Angela Kane, afirmou ontem (17) que 5% dos 1,22 trilhão das despesas militares de 66 países membros da ONU em 2010 são suficientes para financiar as metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) nos países pobres. “O mundo está super-armado e a paz, subfinanciada”, disse ela.

Em mensagem para o Dia Mundial da Ação contra os Gastos Militares, Kane afirmou que as altas despesas em programas de defesa poderiam ser revertidas para projetos de educação, saneamento, saúde, erradicação da pobreza e mudanças climáticas.

A Representante da ONU para Desarmamento disse também que os países precisam reavaliar suas necessidades de defesa e aumentar a confiança na segurança global.

“Maior gasto militar em um país muitas vezes resulta em aumento da sensação de insegurança em outros países, criando assim um ciclo vicioso de corrida armamentista que mina a segurança regional e internacional.”

Angela Kane pediu ainda que todos os Estados Membros reportem suas despesas militares para o Escritório do Secretário-Geral através do Relatório da ONU sobre Defesas Militares.

(Fonte: www.onu.org.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário