terça-feira, 19 de junho de 2012

Bolsa Família reduz violência, na cidade de São Paulo





Um levantamento feito por pesquisadores da PUC-Rio mostra que estavam equivocados aqueles que duvidaram do potencial de redistribuição de renda e dos benefícios para toda a sociedade do programa Bolsa Família.

Realizado pelos pesquisadores João Manoel Pinho de Mello, Laura Chioda e Rodrigo Soares, na cidade de São Paulo, o estudo aponta que a expansão do programa foi responsável pela queda de 21% da criminalidade na Capital. Em 2008, o Bolsa Família, que até ali atendia a famílias com adolescentes até 15 anos, passou a incluir famílias com jovens de 16 e 17 anos.

Os pesquisadores compararam o número de ocorrência de vários crimes, nas áreas de cerca de 900 escolas públicas, de 2006 a 2009, ou seja, antes e depois dessa expansão. “Comparamos os índices de criminalidade antes e depois de 2008 nas áreas de escolas com ensino médio com maior e menor proporção de alunos beneficiários de 16 e 17 anos”, explica João Manoel Pinho de Mello.

Renda maior - O resultado foi que nas áreas das escolas com mais beneficiários de 16 e 17 anos houve queda maior, indicando que a expansão do Bolsa Família foi responsável por 21% do total da queda da criminalidade na cidade nesse período. Segundo os autores, o motivo principal foi a redução da desigualdade causada pelo aumento da renda das famílias beneficiadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário