quinta-feira, 26 de julho de 2012

Fazenda chama Anfavea para cobrar cumprimento de acordo para IPI menor


Por Claudia Safatle | Valor
BRASÍLIA - A direção da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) foi chamada ao Ministério da Fazenda para uma reunião na próxima terça-feira para explicar o não cumprimento do acordo de manutenção dos empregos na indústria automobilística em troca da redução de impostos.
O Ministério da Fazenda está disposto a antecipar o fim do incentivo fiscal, previsto para terminar em 31 de agosto, caso as montadoras não cumpram rigorosamente os termos do acordo. A conversa será com o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, e, provavelmente, com o ministro Guido Mantega.
O Ministério da Fazenda está avaliando o prazo do benefício fiscal, mas a tendência é não prorrogar a vigência da redução do  Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os automóveis. Por dois motivos: os estoques do setor já foram substancialmente reduzidos e a arrecadação de impostos está em queda, comprometendo a execução do superávit primário.
Os estoques da indústria automobilística voltaram ao normal no mês passado, para a faixa de 27 a 28 dias. A partir daí, o setor terá que aumentar a produção.
(Claudia Safatle | Valor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário