segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Irã ameaça atacar bases dos EUA no Oriente Médio, em caso de guerra


TEERÃ - O Irã vai atacar bases militares dos Estados Unidos no Oriente Médio em caso de guerra com Israel, advertiu um alto comandante da poderosa Guarda Revolucinária iraniana, que levantou  a possibilidade de que um conflito armado se estenda e leve ao envolvimento de outros países.
Os comentários, feitos pelo general Amir Alí Hajizadeh, chefe da divisão aeroespacial da Guarda, foram divulgados neste domingo pela televisão estatal da nação islâmica, em meio a tensões diante do programa nuclear do Irã e das insinuações de Israel de que poderia atacar, unilateralmente, as instalações nucleares iranianas, que estariam direcionadas à construção de uma bomba atômica conforme creem os Estados Unidos e seus aliados. Teerã garante que seu programa nuclear tem propósitos pacíficos.
Hajizadeh disse que nenhum ataque israelense ocorreria sem o apoio de seu mais importante aliado, os Estados Unidos. Por essa razão, o ataque a bases militares americanas seria legítimo. Nesse caso, os alvos seriam as instalações no Bahrein, Catar e Afeganistão.
"Não haverá país neutro na região", acrescentou Hajizadeh. "Para nós, essas bases equivalem a solo americano." A advertência iraniana parece uma tentativa de enfatizar as possíveis e vastas consequências de um ataque por parte de Israel.
A mensagem não apenas tem Washington como destinatário, mas também seus aliados no Golfo Pérsico, que temem que um conflito regional possa interromper o transporte de petróleo e afetar centros de negócios como Dubai.
(Associated Press)


Nenhum comentário:

Postar um comentário