sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Palestina conquista o reconhecimento na Organização das Nações Unidas


Adital
A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou por 138 votos a favor, 9 contra e 41 abstenções a resolução que muda o status da Autoridade Nacional Palestina, que até hoje era uma "entidade observadora”. Milhares de palestinos saíram às ruas para comemorar antecipadamente na Cisjordânia, já que o presidente do país, Mahmoud Abbas, havia anunciado o compromisso dos países necessários para aprovar a iniciativa.
A resolução aprovada "reafirma o direito do povo palestino à autodeterminação e independência em um Estado de Palestina a partir das fronteiras de 1967” e eleva o status da ANP de "entidade observadora” a "Estado observador não membro”.
Como Estado observador, status que compartilha com o Vaticano, a Palestina pode trabalhar em comissões e tem direito a voz, ainda que não seja membro do organismo nem tenha direito a voto.
Em seu discurso diante da Assembleia antes da votação, Abbas chamou a comunidade internacional a assumir "essa responsabilidade histórica” para que não demore mais a retomada do processo de paz com Israel e para corrigir a "injustiça sem precedentes” da ocupação israelita de Gaza e Cisjordânia.
"A Palestina vem hoje diante da Assembleia Geral porque acredita na paz e porque seu povo, como provou nos últimos dias, a necessita desesperadamente”, disse o mandatário e enfatizou que "a Palestina se apresenta na ONU porque acredita que está em um momento decisivo, diante da última oportunidade para chegar a solução dos Estados”, expressou.
"Chegou a hora de o mundo dizer não a ocupação da Palestina”, manifestou Abbas em seu discurso. "A ocupação deve terminar. Não necessitamos de mais guerras para compreender a importância da paz”, pontuou.
Fonte: www.pagina12.com.ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário