segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Encontro Mundial de Economia Política na UFSC


Evento acontece nos dias 24,25 e 26 de maio de 2013

Por Elaine Tavares - jornalista

23.01.2012 - Intelectuais marxistas de mais de 40 países de todo o planeta estarão em Florianópolis, em maio de 2013, para a Oitava Reunião Anual da Associação Mundial de Economia Política (WAPE - World Association for Political Economy), organizada pelo Instituto de Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal de Santa Catarina (IELA-UFSC), sob a coordenação dos economistas e professores da Universidade Federal de Santa Catarina, Nildo Ouriques e Lauro Mattei. Nesse encontro, se discutirá o destino da economia no mundo sob a perspectiva da economia marxista, num esforço de sedimentar um diagnóstico mundial sobre a atual crise capitalista.

A WAPE é uma instituição com crescente visibilidade mundial entre os economistas e nasce em 2006, na cidade de Hong Kong, China, justamente com o objetivo de debater sistematicamente a interpretação marxista do capitalismo, reunindo economistas de todo o mundo que trabalhem com o paradigma da teoria do valor e do socialismo. Em pouco tempo logrou filiar economistas de todos os continentes e já realizou sete encontros mundiais, com o objetivo de socializar os estudos, as experiências políticas e compromissados com a superação da economia capitalista que hoje hegemoniza a compreensão do mundo.

Os encontros da WAPE sempre foram realizados na Europa, Estados Unidos e Ásia, mas a partir de 2012 privilegiou a América Latina, realizando o primeiro encontro no México. Agora, aprofundando ainda mais as relações com o continente latino-americano, realizará a oitava reunião no Brasil. Nessa edição, além da apresentação de estudos e análises dos movimentos políticos existentes no mundo, a WAPE contará com ampla participação de sindicatos, partidos políticos e todos os interessados em assumir uma posição crítica diante dos problemas contemporâneos.

Ao longo dos últimos anos a WAPE consolidou uma clara audiência mundial e ganha a cada dia mais importância como fonte de crítica e construção de alternativas para um mundo em rápida e conflituosa mudança. "A reunião do México representou uma nova e importante iniciativa na região latino-americana e, agora, para nós, brasileiros, a realização desta reunião em solo nacional é mais uma demonstração das possibilidades de protagonismo mundial no terreno intelectual que não podemos desperdiçar. No momento em que o mundo vive uma grave crise econômica, política e social, a visita de importantes economistas de todas as partes do mundo nos ajudará a desenvolver ainda mais nossa capacidade de pensar criticamente a posição do Brasil nas relações internacionais", diz Nildo Ouriques, membro do IELA e coordenador do encontro no Brasil.

O IELA-UFSC é o primeiro organismo em uma universidade pública brasileira dedicado exclusivamente ao estudo da América Latina. É, portanto, fruto de um trabalho acumulado no interior da universidade e incorpora atualmente o esforço de vários professores que, ao longo de muitos anos, dedicaram-se aos estudos latino-americanos. A tarefa de pensar crítica e sistematicamente a realidade latino-americana comporta iniciativas como as Jornadas Bolivarianas – nesse ano em sua nona edição -- e a Rede Brasileira de Estudos Latino-Americanos (REBELA) que publica a revista eletrônica atualmente na quarta edição e congrega pesquisadores sobre temas latino-americanos de dez universidades brasileiras. O portal eletrônico já supera a casa dos 1,6 milhão de acessos e são muitas as obras publicadas com selo próprio, entre as quais se destaca a importante Pátria Grande. Biblioteca do Pensamento Crítico Latino-Americano, coleção recentemente lançada e que divulga no país os clássicos do pensamento crítico na sociologia, economia, história e ciência política, ainda inéditos no Brasil. A confiança que a diretoria da WAPE depositou no Instituto está justamente baseada em minuciosa análise realizada sobre o trabalho realizado ao longo dos oito anos de existência dessa experiência na UFSC.

Assim, a UFSC abre suas portas para esse importante encontro nos dias 24, 25 e 26 de maio de 2013, proporcionando a oportunidade para que os cientistas sociais em geral, e os economistas em particular, possam acompanhar a fronteira do conhecimento e contribuir com o avanço da economia política como área especifica do saber. Da mesma forma, o encontro é também uma oportunidade para ampliar o horizonte do debate sobre a ciência econômica para além dos limites impostos pela grande imprensa e pelo pensamento dominante nas universidades. "As universidades brasileiras se beneficiarão de maneira particular com a presença de centenas de economistas de todos os continentes em Santa Catarina, na UFSC, o que representará a oportunidade para superar os limites impostos pelo academicismo que ainda domina em grande parte os esforços teóricos de economistas que trabalham nestas instituições. Trata-se de um esforço político decisivo num momento de crise mundial que sempre implicou em renovação intelectual, a exemplo de 1929 quando nasce, de fato, a chamada revolução keynesiana", diz Ouriques.

O encontro anual da WAPE sintetiza o esforço de todos aqueles que nos estreitos muros das universidades pensam a economia como ciência social e, além disso, defendem o compromisso da disciplina como um instrumento em favor da nação e da superação dos problemas inerentes aos países subdesenvolvidos e dependentes. Nesta direção, é fundamental a participação de organismos e entidades da sociedade civil interessadas na ampliação e vitalização da disciplina economia política.

Em função de seu caráter a WAPE realiza seus encontros apenas com os seus associados. No entanto, aqui no Brasil, as conferências serão de livre acesso para a comunidade da UFSC, militantes sociais e sindicalistas. Dessa forma, o encontro oferecerá aos estudantes e professores da UFSC, assim como à militância social e popular do país uma oportunidade única de diálogo com os mais importantes pensadores marxistas do mundo.

O encontro da WAPE será precedido por uma atividade organizada pelo IELA destinada a discutir temas da América Latina e  a atualidade de Marx no continente.

A programação completa será divulgada nos próximos dias.

Informações no blog: www.encontrowape.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário