sábado, 26 de janeiro de 2013

Por que Chávez foi reeleito


Por que Chávez foi reeleito



WASHINGTON - Para a maioria das pessoas que já ouviram falar ou ler sobre Hugo Chávez na mídia internacional, a sua reeleição no domingo como presidente da Venezuela por uma margem convincente pode ser intrigante.
Quase todas as notícias que ouvimos sobre ele é ruim: Ele pega brigas com os Estados Unidos e os lados com "inimigos", como o Irã, ele é um "ditador" ou "homem forte" que tem desperdiçado a riqueza da nação de petróleo, a economia venezuelana é atormentado pela escassez e é geralmente à beira do colapso.
Depois, há o outro lado da história: Desde que o governo Chávez tem controle sobre a indústria nacional de petróleo, a pobreza foi reduzida pela metade , ea pobreza extrema em 70 por cento. Matrícula na faculdade mais do que duplicou, milhões de pessoas têm acesso aos cuidados de saúde pela primeira vez eo número de pessoas elegíveis para pensões públicas quadruplicou.
Portanto, não deve ser surpreendente que a maioria dos venezuelanos reeleger um presidente que tem melhorado seus padrões de vida. Isso é o que aconteceu com todos os governos de esquerda que agora governam a maioria da América do Sul. Isso apesar do fato de que, como Chávez, têm a maioria dos meios de comunicação de seus países contra eles, e sua oposição tem a maioria da riqueza e da renda de seus respectivos países.
A lista inclui Rafael Correa, que foi reeleito presidente do Equador por ampla margem em 2009, o enormemente popular Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil, que foi reeleito em 2006 e, em seguida, campanha com sucesso para seu ex-chefe de equipe, agora presidente Dilma Rousseff , em 2010; Evo Morales, o primeiro presidente Bolvia do indígena, que foi reeleito em 2009, José Mujica, que sucedeu a seu antecessor da mesma aliança política no Uruguai - Frente Ampla - em 2009, Cristina Fernández de Kirchner, que sucedeu a seu marido, o falecido Néstor Kirchner, ganhando a eleição 2011 presidencial argentino por uma margem sólida.
Esses presidentes de esquerda e seus partidos políticos ganhou a reeleição, porque, como Chávez, que trouxe significativo - e, em alguns casos enorme - melhorias nos padrões de vida. Eles todos originalmente campanha contra o "neoliberalismo", uma palavra usada para descrever as políticas dos anteriores 20 anos, quando a América Latina experimentou seu pior crescimento econômico em mais de um século.
Não surpreendentemente, os líderes esquerdistas ter visto a Venezuela como parte de uma equipe que tem trazido mais democracia, soberania nacional e progresso económico e social para a região. Sim democracia,: mesmo a Venezuela muito criticado é reconhecida por muitos estudiosos a ser mais democrático do que na era pré-Chávez.
Democracia estava em causa quando a América do Sul ficaram juntos contra Washington em questões como o golpe militar de 2009 em Honduras. As diferenças foram tão pronunciada que levou à formação de uma organização hemisférica novo - a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos, que excluiu os Estados Unidos e Canadá - como uma alternativa à Organização dominado pelos EUA dos Estados Americanos.
Aqui está o que Lula disse no mês passado sobre a eleição da Venezuela: ". Uma vitória de Chávez não é apenas uma vitória para o povo da Venezuela, mas também uma vitória para todos os povos da América Latina ... esta vitória vai atacar outro golpe contra o imperialismo"
A administração de George W. Bush adotou uma estratégia de tentar isolar a Venezuela de seus vizinhos, e acabou isolando-se. Presidente Obama deu continuidade a esta política, e na Cúpula das Américas 2012, na Colômbia, foi tão isolado quanto o seu antecessor.
Embora alguns meios de comunicação falaram de iminente colapso econômico da Venezuela por mais de uma década, isso não aconteceu e não é provável que aconteça.
Após se recuperar de uma recessão que começou em 2009, a economia venezuelana vem crescendo há dois anos e meio e agora a inflação caiu drasticamente, enquanto o crescimento se acelerou. O país tem um superávit comercial considerável. Sua dívida pública é relativamente baixo, e assim é o seu fardo do serviço da dívida. Ele tem espaço de sobra para emprestar moeda estrangeira (que tomou emprestado 36 bilião dólares da China [ pdf ], em sua maioria com taxas de juros muito baixas), e pode contrair empréstimos internos e também em baixas ou negativas as taxas de juros reais.
Assim, mesmo se os preços do petróleo estavam a falhar temporariamente (como fizeram em 2008-2009), não haveria necessidade de austeridade ou recessão. E quase ninguém está prevendo um colapso a longo prazo dos preços do petróleo.
A economia da Venezuela tem problemas de longo prazo, como a inflação relativamente alta e infra-estrutura inadequada. Mas a melhora substancial na renda das pessoas (a renda média subiu muito mais rápido do que a inflação sob Chávez), além de ganhos em saúde e educação, parece ter superado falhas do governo em outras áreas, incluindo a aplicação da lei, nas mentes da maioria dos eleitores .
O embargo econômico dos EUA contra Cuba tem persistido por mais de meio século, apesar de sua óbvia estupidez e fracasso. Hostilidade americana para a Venezuela é de apenas 12 anos, mas não mostra sinais de ser reconsiderado, apesar da evidência de que ele também é alienar o resto do hemisfério.
Venezuela tem cerca de 500 bilhões de barris de petróleo e está queimando eles atualmente a uma taxa de um bilhão de barris por ano. Chávez ou um sucessor de seu partido provavelmente será governar o país por muitos anos vindouros. A única questão é quando - ou nunca - Washington vai aceitar os resultados da mudança democrática na região.
Mark Weisbrot é co-diretor do Centro de Pesquisa Econômica e Política de Washington e presidente da Just Foreign Policy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário