quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Vestuaristas pedem demissão em busca de melhor salário


Matéria enviada pelo jornalista Sérgio Homrich


Vestuaristas pedem demissão
em busca de melhor salário

Nos primeiros cinco dias de trabalho, após o retorno das férias, o Sindicato dos Trabalhadores do Vestuário recebeu nada menos que 322 pedidos de demissão. Os números surpreenderam o presidente do STIVestuário, Gildo Antônio Alves: "Isso ocorre todo o início de ano, mas em 2013 foram 161 homologações feitas num só dia, logo após o retorno das férias. É assustador", avalia Gildo. O maior questionamento dos trabalhadores é em relação aos baixos salários e muitos deles chegam ao Sindicato com a carta de encaminhamento para novo emprego na categoria, mas com salário um pouco melhor. "Temos uma demanda grande de vagas", lembra o presidente do STIVestuário.
Campanha Salarial 2013
Dia 9 de fevereiro, o Sindicato promove Assembleia Geral específica com os trabalhadores vestuaristas de Massaranduba. A Assembleia acontece às 9 horas, na Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora e foi convocada porque a data-base daqueles trabalhadores é em 1º de abril e a negociação coletiva envolve o sindicato patronal, em Blumenau. Já dia 23 de março, às 9 horas, na sede do Sindicato (Francisco Fischer, 60) será a vez dos vestuaristas de Jaraguá do Sul, Corupá, Guaramirim e Schroeder aprovarem a pauta de reivindicações a ser negociada com o sindicato patronal, em Jaraguá do Sul. A data-base é em 1º de maio.
"A data-base é o momento de conquistar aumento real de salário e uma série de melhorias no ambiente de trabalho, por isso toda a categoria precisa estar mobilizada, junto com o Sindicato", conclama Gildo Alves. A microrregião do Vale do Itapocu possui aproximadamente 25 mil trabalhadores vestuaristas. Na negociação coletiva de 2012, os trabalhadores conquistaram reajuste salarial de 6,30%, com aumento de 1,42% acima da inflação/INPC. A Convenção Coletiva, em vigor, determina Salário Admissional de R$ 725,00 e o Salário Normativo (pago àqueles com mais de 90 dias de trabalho na mesma empresa) de R$ 830,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário