terça-feira, 26 de março de 2013

A elite global revelada

Thomaz Ferreira Jensen*

     Como acontece todo início de ano, desde 1987, a elite empresarial global se reuniu na cidade de Davos, na Suíça, para seu convescote, que denominam Fórum Econômico Mundial. Além dos principais executivos das maiores corporações transnacionais, acorreram ao “conclave” presidentes e ministros de diversos países, em geral, aqueles cujos governos são sustentados e dirigidos aos interesses destas corporações.
Aproveitando esta reunião, o Transnational Institute of Policy Studies (Instituto Transnacional de Estudos Políticos, TNI, na sigla em inglês), divulgou estudo sobre o poder econômico global. O TNI é uma rede de
pesquisadores militantes criada em 1974 com o objetivo de realizar análise crítica dos problemas globais atuais e futuros. Sua missão é contribuir com apoio intelectual aos movimentos sociais que lutam por um mundo mais democrático, igualitário e ambientalmente sustentável. A ampla série de informações públicas sistematizadas pelo TNI indica que:
- das 10 maiores corporações globais, 7 atuam na exploração e produção de
petróleo e gás;
- menos de 1% das corporações, sobretudo os bancos, controlam as ações de
40% dos negócios mundiais;
- mais da metade dos principais bancos e indústrias de petróleo mantém
interconexões entre suas respectivas direções executivas;
- num ranking listando os países segundo o tamanho de suas economias,
medido pelo PIB (Produto Interno Bruto), encontramos, entre as 100 maiores
economias do mundo, 40 corporações privadas
- apenas 0,001% da população mundial (cerca de 100 mil pessoas) detêm
patrimônio de 14,6 trilhões de dólares, mais de 20% do PIB mundial
- nos EUA, apenas 400 indivíduos detêm riqueza equivalente à de 50% da
população do país.

Para ver o relatório completo, em espanhol, acesse:
http://www.tni.org/es/report/estado-del-poder-2013

Refletindo sobre estes dados, a escritora Susan George, que integra o TNI, afirmou: “A natureza interconectada das corporações mais poderosas do mundo, indivíduos intercambiáveis com interesses e objetivos comuns, revela uma verdadeira classe social internacional, nômade, a qual eu chamo ‘a classe de Davos’. Seus membros não fazem parte de nenhuma conspiração e seu modus operandi pode ser facilmente observado e identificado”. Estudos como esse ajudam a entender, muito concretamente, do que se trata o capital financeiro e como atua para concentrar empresas e poder econômico em pouquíssimas famílias e corporações, que adquirem tamanho e força muito maior do que a imensa maioria dos Estados Nacionais.
A forma contemporânea do capitalismo está calcada na grande empresa, nos bancos e na predominância do cálculo financeiro sobre a estratégia produtiva. Resultado de longo processo que remonta ao século XIX, quando a Inglaterra dominava o comércio e a indústria em nível global, o capitalismo atual recebeu impulso definitivo a partir das modificações ocorridas na economia dos EUA na virada para o século XX. O surgimento e o desenvolvimento da grande corporação estadunidense se constituem no embrião nacional do desdobramento transnacional do grande capital. É o papel desempenhado pelo capital financeiro que explica tanto o surgimento da grande empresa como o caráter de sua hegemonia presente. As mudanças técnicas e administrativas profundas operadas no interior desta organização industrial acompanharam a emergência de uma “classe financeira”, constituída pelos grandes bancos, da qual passam a depender as estratégias empresariais.
      O que distingue essa forma de capital financeiro das que a precederam historicamente é o caráter universal e permanente dos processos especulativos e de criação de capital fictício. Como o conjunto da economia capitalista só pode avançar com o alargamento do crédito, cabe aos bancos desempenhar papel crucial no financiamento das grandes corporações. À medida que o crédito vai se tornando a força vital
dos negócios, a classe que detém o controle sobre sua destinação se vai tornando cada vez mais poderosa, tomando sob a forma de lucro financeiro uma proporção cada vez maior do produto da indústria. Desta forma, o sistema financeiro e de crédito é a pedra angular da economia capitalista porque:
a) adianta recursos para sancionar a aposta do empresário que resolveu gastar – colocando o seu estoque de capital em operação e contratando trabalhadores;
b) promove diariamente a avaliação e a negociação dos títulos de propriedade e de dívida que geram renda a seus detentores.

     Os Estados Nacionais debilitados estruturalmente pela dependência do capital externo – caso do Brasil – devem repudiar os falsos profetas que cantam as proezas do capitalismo sem regulamentação pública. No cassino em  que se transformou o sistema capitalista globalizado, cabe precisamente aos Estados Nacionais alicerçarem sobre rocha firme suas expectativas de desenvolvimento econômico e social. Tem sido grande a ruína das economias erigidas sobre a areia movediça do capital fictício. Esmorecem aos primeiros ventos das crises financeiras da globalização. Susan George conclui sua análise afirmando que “nossa tarefa, a dos 99% da população mundial, consiste em construir uma grande coalizão com todas as pessoas que desejam lutar por seu futuro e também por uma sociedade mais justa, um mundo melhor, um planeta mais saudável”.

                                                                                                        *Economista e técnico do DIEESE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário