quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Em carta a Dilma, Federação condena "importação" de engenheiros


Ante notícias sobre provável estudo do governo federal visando “importar” engenheiros para dotar as administrações municipais de quadros capazes de elaborar projetos técnicos, essenciais ao repasse de verbas federais, a Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) encaminhou ofício à presidente Dilma Rousseff expondo a posição da categoria. O documento é assinado pelo presidente Murilo Celso de Campos Pinheiro. O texto destaca que, como entidade representativa de cerca de 500 mil profissionais, tendo o desenvolvimento nacional como bandeira, a Federação não poderia deixar de se manifestar sobre tal hipótese, “que consideramos equivocada para solucionar o problema em pauta”.
O dirigente observa que, há muito tempo, a entidade advoga a necessidade imperativa de garantir mão de obra especializada aos municípios. “Tal providência é fundamental para dar cabo da tarefa de universalizar o serviço essencial de saneamento ambiental, o que exige a elaboração de planos municipais para o setor”, argumenta. E prossegue na defesa dos engenheiros: “A luta da categoria pela implantação efetiva da engenharia pública, criada pela Lei 11.888/08, que prevê a assistência técnica à população de baixa renda, faz ainda parte da compreensão da urgência em prover esse atendimento à sociedade”.
Murilo Pinheiro afirma: “É preciso aproveitar a mão de obra qualificada disponível no País, sendo necessário que os municípios realizem concursos oferecendo remuneração justa. Essa deve ter como referência o Piso da categoria definido em lei, que equivale a nove salários mínimos, ou seja, R$ 6.102,00”.
Audiência - A FNE solicita agendamento de audiência com a presidente Dilma Rousseff, para expor e oferecer as contribuições da entidade sobre o tema.
Mais informações: www.fne.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário