quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Petroleiros em greve por aumento e suspensão do leilão de Libra


Os trabalhadores da Petrobrás e subsidiárias de todo o País entram em greve nesta quinta (17), por tempo indeterminado, reivindicando melhorias no índice de reajuste salarial proposto pela empresa e a suspensão do leilão do campo de Libra, marcado para o dia 21.
A greve do dia 17 já foi aprovada por ampla maioria dos petroleiros em assembleias nas bases, após a rejeição de proposta feita semana passada pela Petrobras. Além do reajuste ter sido considerado insuficiente, os petroleiros denunciam que a proposta não contempla várias reivindicações de cláusulas sociais.
“A proposta está bem aquém das expectativas”, afirma o coordenador da Federação Única dos Petroleiros (FUP), João Antônio de Moraes.
A empresa propõe reajuste em 7,68% no salário, equivalente a um ganho real entre 1,17% a 1,5%, além de abono correspondente a um salário ou R$ 4 mil, o que for maior. A FUP reivindica 5% de ganho real, mais segurança nos locais de trabalho, fundo garantidor para os terceirizados, melhoria dos benefícios, entre outros itens.
Terceirização - Com a paralisação, os petroleiros também pretendem reforçar a luta contra o Projeto de Lei 4.330, sobre terceirização. Os terceirizados chegam perto de 300 mil funcionários em todo o sistema Petrobras, com cerca de 80% deles em situação irregular, exercendo atividades-fim.
Mais informações: www.fup.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário