sexta-feira, 25 de outubro de 2013

PPG em Jornalismo da UFSC e Insular lançam “O juro da notícia”


do site do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina
juro da noticiaO Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC e a Editora Insular estão lançando “O juro da notícia: jornalismo econômico pautado pelo capital financeiro”, de Paula Puliti. O livro, já disponível na editora revela as transformações ocorridas nas notícias econômicas a partir da segunda metade dos anos 1980, o que levou à substituição das tradicionais fontes de informação – empresários, produtores rurais, acadêmicos e sindicalistas – por um novo agente que surgia na cena nacional, o economista do mercado financeiro.
Versão da tese de doutorado da autora, o livro traz apresentação da professora Gislene Silva, que fez parte da banca avaliadora, e prefácio do jornalista e professor Bernardo Kucinski, que orientou o trabalho. “O trabalho de Paula Puliti mostra claramente o papel estratégico atribuído pelo capital financeiro ao jornalismo”, comenta Kucinski. “Revela a paciência e a obstinação com as quais as instituições financeiras foram erguendo, de cabeça pensada, os meios de ocupação do espaço jornalístico, de indução das pautas e direcionamento das coberturas e do processo de criação de significados na cobertura econômica.”
Paula Puliti é jornalista, mestre em História Internacional pela London School of Economics e doutora em Ciências da Comunicação pela USP. Jornalista desde 1987, atuou em diversos veículos e nos últimos 17 anos vem trabalhando na Agência Estado, no jornalismo econômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário