domingo, 16 de novembro de 2014

MST se despede do filósofo marxista Leandro Konder( 1936-2014)

Morreu nesta quarta-feira (12/11), o filósofo marxista Leandro Konder, um companheiro de lutas e ideais da construção de uma sociedade comunista.

Leandro marcou sua trajetória de vida por suas convicções políticas, sua coerência, uma militância ativa e intransigente em defesa dos interesses da classe trabalhadora.

Como intelectual, jamais abriu mão de dar sua contribuição para transformar a realidade. Com a clareza de que nas teorias de Marx não há um receituário a ser aplicado, dedicou sua vida para colocar em prática as ideias do filósofo alemão.

Como militante político, jamais se vergou frente às adversidades e derrotas sofridas pelos que lutam pela emancipação humana. Preso e torturado pela ditadura militar, soube resistir e derrotá-la, mantendo-se coerente com seus ideais políticos. 

Venceu os longos seis anos de exíli,o tornando-se um incansável estudioso do marxismo. E, frente a crise que atingiu o ideal socialista, a partir da queda do Muro de Berlim, não hesitou em afirmar que naquela derrota histórica “a perspectiva socialista descobriu potencialidades de enriquecimento que ela não sabia que tinha”.

O companheiro que perdemos hoje, um verdadeiro mestre, sabia como poucos transitar da filosofia à política para, com textos claros e de refinado toque literário, transmitir para as gerações de hoje o legado das ideias socialistas e das lutas da classe trabalhadora.

Despojado da empáfia dos se escondem no sectarismo e em verdades dogmatizadas, Leandro enfrentava os debates e estabelecia relações pessoais com a simplicidade e a generosidade dos que querem sempre crescer como seres humanos e sociais.

À Cristina, sua companheira de 38 anos, aos filhos Carlos Nelson e Marcela, aos netos e parentes, amigos e amigas, em nome de todos e todas que fazem parte do MST, queremos transmitir nosso pesar, nosso apoio e solidariedade nesse momento doloroso pela perda de uma pessoa tão querida e admirada.

Para o MST, se perdemos um companheiro de lutas, herdamos um legado de conhecimentos e de exemplo de militante político.

Viva Leandro Konder, um filósfo marxista, nosso companheiro.

Direção Nacional do MST

São Paulo, 12 de novembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário