quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Carta aberta aos imbecis

Ricardo Soares, lido no Esquerda Caviar

Democracia é mesmo muito bacana. Mas tem seus percalços. Um dos maiores é a gente ter de tolerar o sagrado direito de manifestação dos imbecis, um direito pelos quais muitos deles não brigaram mas do qual desfrutam com louvor. Pior é que esses imbecis tentam desqualificar os que não são com epítetos de “comunistas”, “esquerdistas”, “socialistas” e “petistas”. Tentam colocar ideologia na discussão para se esconder atrás dos pilares da ignorância que representam.
Ora, pois. Imbecis temos de todos os matizes mas hoje no Brasil os mais daninhos (e muitos deles nem sempre são tão inócuos pois atingem corações e mentes ignorantes como as deles) são aqueles que vituperam inverdades, sem nenhum conhecimento histórico ou sociológico. A maioria deles, aliás, pouco conhece de São Paulo além das ruas dos Jardins. Do Brasil então nem se fala.
Não vou nominar nenhum desses imbecis pois todos sabemos seus nomes sempre associados a intolerância. São raivosos, agressivos, racistas, ignorantes, desinformados, maldosos, desumanos, preconceituosos e manipuladores. Imbecis que apostam na imbecilidade alheia, deformada por anos e anos de péssima educação escolar, analfabetismo crônico e manipulação midiática. Muita gente, mas muita gente mesmo, acha que ler a revista Veja e ver o Jornal Nacional é estar por dentro dos fatos. Esses milhares de imbecilizados não se envergonham de pôr seus preconceitos para fora e o fazem na forma dos mais toscos e nojentos comentários em grandes portais de notícias inverídicas. Não sou a favor que se censurem esses comentários que dão a exata medida de nossas trevas. Gente assim provavelmente queimaria Joana D’Arc e aplaudiria os discursos nacionalistas de Hitler e Mussolini. Não é de se espantar que preguem inclusive que as “raças impuras” das periferias não deveriam frequentar recantos onde eles põem os pés, inclusive os aeroportos.
O que me repugna nos imbecis não é serem imbecis. É terem a pretensão da superioridade ética, estética, imagética. É moldar a realidade conforme a conveniência deles e, nesse caso, rotular de “petistas”, “petralhas” e congêneres a todos os que discordam deles. É justamente jogar uma cortina de fumaça na imbecilidade que representam. Como se todos nós que discordamos deles fossemos entusiastas do “mensalão”, do “petrolão” ou de qualquer outro escândalo político empreendido por desonestos e canalhas. Aliás desonestos e canalhas que pululam em todos os partidos. Daí a generalizada descrença dos conscientes com partidos políticos em geral.
Buscar o conjunto de mazelas que levaram o PT de 35 anos recém-completados ao impasse que vive hoje – o resgate da surrada credibilidade entre tantos escândalos – é desnecessário visto que seus detratores na grande mídia fazem isso dia e noite sem parar como uma borracharia 24 horas espancando pneus e os esvaziando de ar. Mas, para aqui evocar uma velha canção de Gil, o PT já é um copo vazio, cheio de ar. O PT, o PSDB, o PMDB e outras agremiações menores e vorazes em benefícios e cargos públicos. Está tudo dominado. Só que o jogo está sendo jogado e a cruzada dos imbecis quer embolar tudo ainda mais quando aposta no “impeachment”, o mais rápido caminho para o caos, ainda mais quando se pensa que o presidente que ocuparia o lugar de Dilma é o nefasto Temer. Tudo a temer seus imbecis.
Um dos sinais dos péssimos caminhos da mídia é justamente o grande número de leitores que tem os imbecis. O grande número de ouvintes que tem os biltres e ignorantes golpistas. Dar guarida irresponsável a esses irresponsáveis que só apostam no “quanto pior melhor” é uma tragédia consumada. No meu tempo de jovem repórter você tinha que “pastar” muito tempo para emitir opinião. E quando a fizesse tinha que vir acompanhada de um excelente texto. Hoje qualquer “fraldão” faz porcaria que é publicada. Antes fossem apenas “coxinhas”. São coisa muito pior e devido ao horário me eximo de escrever aqui os adjetivos específicos.
Tem hora que a gente cansa. Eu cansei de ficar só vendo, ouvindo e lendo tanta imbecilidade irresponsável. Não tenho a menor pretensão de com esse protesto ser ouvido. Mas agora na minha trincheirinha de boca solta eu vou bradar contra a ignorância. Ignorância é o golpismo que vocês pregam. Ignorância é querer tirar o país dos trilhos. Ora, se quem conduz a nação não é apto vamos ajudar. Muita ajuda quem não atrapalha. Sabemos que a nossa presidente fala da boca pra fora quando diz que a Educação será prioridade. Vamos fazer com que ela leve a “prioridade” a sério e obrigue a todos os imbecis, jovens e velhos, adolescentes e de meia idade a voltarem para as aulas de história. Talvez só assim eles percebam que pregar golpe é um golpe contra o futuro. Já vimos no que isso deu no nosso passado. Perdão, esqueci que os imbecis não conhecem o retrovisor e nem dão seta. Querem ultrapassar pelo acostamento e, lógico, pela direita.


Nenhum comentário:

Postar um comentário