domingo, 15 de março de 2015

10 razões para o fracasso do 15 de março

POR JOSÉ ANTÓNIO BAÇO

Mesmo que consiga mobilizar multidões (há um esforço muito grande da imprensa e da oposição nesse sentido), o 15 de Março vai sersempre um fracasso. Pelo simples fato de que nada tem a oferecer ao país. É um movimento sem proposta, revanchista e que tem o ódio de classe como motor. A seguir, os 10 “porquês” dessa antevisão.
1. Porque não há uma argamassa ideológica capaz de dar massa crítica ao movimento. Não há consistência e as ideias estão coladas com cuspe.
2. Porque é um movimento que rejeita a democracia e assenta na simples negação da realidade. Uma neurose coletiva não pode orientar planos de governo.
3. Porque não é um movimento clarificador. Não há um projeto para o dia seguinte. Os manifestantes não sabem para onde vão, apenas estão a caminho...
4. Porque não há militantes, apenas manifestantes. É o tipo de gente que rejeita a política e que, por falta de habituação às lutas (palavra que rejeitam), acaba por desmobilizar rapidamente.
5. Porque é um movimento feito por pessoas sem estofo intelectual ou coragem física. Ou seja, sofrem quando têm que pensar e se acovardam diante da “ponta da baioneta” (no sentido figurado, claro). Quem segue revoltados online, por exemplo, só merece pena.
6. Porque os ódios não produzem utopias. Ou seja, não têm um projeto para levar a sociedade de um lugar para outro. A não ser, talvez, para ao caos.
7. Porque os verdadeiros “organizadores” se mantiveram na penumbra. A massa prefere líderes visíveis. Ninguém segue sombras.
8. Porque há um contra-senso incontornável. Os manifestantes vão sair às ruas para criticar a corrupção, mas a marchar ao lado de notórios corruptos.
9. Porque não há intelectuais. O movimento tem à cabeça o pior do país em termos civilizacionais. Fascistas, fundamentalistas e toda espécie de reacionários devem estar na linha da frente.
10. Porque se houver multidões a participar do protesto, isso tem um significado perverso: os meios de comunicação tradicionais mantêm o poder de manipular as massas. E ninguém ganha com isso, porque é o tipo de coisa que só acontece em países atrasados.
É como diz o velho deitado: "vocês ainda não viram nada"

Nenhum comentário:

Postar um comentário