sábado, 14 de novembro de 2015

Como ratos, tucanos abandonam Cunha

Sensor publica artigo de Altamiro Borges, extraído do seu blog.
 

Com todo respeito aos bichinhos, os tucanos são bem parecidos com os ratos - que abandonam o navio quando ele está afundando. Nesta semana, a mídia deu grande destaque à decisão do PSDB de pedir o imediato afastamento de Eduardo Cunha da presidência da Câmara Federal. Carlos Sampaio, o líder tucano mais ligado ao correntista suíço, nem disfarçou o seu cinismo ao anunciar a decisão na tribuna da Casa. No seu falso moralismo, ele alegou que as explicações dadas sobre as contas no exterior não convenceram os falsos éticos. As razões deste atrasado divórcio, porém, são outras e revelam todo o oportunismo do PSDB - que será seguido em breve pelos seus satélites no parlamento - DEM e PPS. 
Uma notinha na Folha desta quinta-feira (12) revela os reais motivos desta traição. "Até pouquíssimo tempo atrás 'amigos de infância' do presidente da Câmara, o PSDB e setores do PMDB já torcem pelo rápido afastamento de Eduardo Cunha para que o pedido de impeachment de Dilma Rousseff possa ser conduzido por alguém que, nas palavras de integrantes dos dois grupos, não 'desmoralize' o processo de deposição da petista. 'A vilã é ela. Você está deixando ela ser substituída nesse papel', disse Carlos Sampaio a Cunha, segundo relatos. O receio de dirigentes tucanos é o de que o sucessor do peemedebista seja alguém mais alinhado ao Planalto, que não dê andamento ao pedido na Casa".
Além de ainda insistirem na tese golpista do impeachment de Dilma, capenga com a morte prematura de Eduardo Cunha, os ratos-tucanos também tentam limpar sua imagem. Pesquisas internas já teriam indicado que o PSDB saiu enlameado com sua aliança oportunista com o lobista carioca. Os recentes protestos de rua que exigiram o "fora Cunha", em especial os da "primavera das mulheres", também respingaram no tucanato. Como apontou o editorial do Jornal do Brasil, "depois da porta arrombada, o PSDB decidiu atacar Eduardo Cunha". A manobra, porém, pode não surtir os resultados desejados:
"O PSDB se esgarçou o quanto pode, apoiando Eduardo Cunha, apesar de todas as evidências contra o presidente da Câmara Federal, apenas para que ele colocasse em votação a abertura de pedido de impedimento de Dilma. Como não obteve êxito, agora a frustração dos tucanos os coloca no outro lado. Sampaio chegou a dizer que não se trata de um rompimento, já que, segundo ele, o PSDB nunca foi aliado de Cunha. Mas basta resgatar algumas notícias para provar que os tucanos são responsáveis por sustentar o presidente da Câmara, quando afirmavam que não havia evidências para cassação ou renúncia. Agora que o povo está indo às ruas pedir a saída de Cunha e cobrar moralidade na política, o PSDB quer pegar carona".

Nenhum comentário:

Postar um comentário