quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Campanhas salariais: hora da estratégia e da dignidade




*José Álvaro de Lima Cardoso.
"O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem. (Guimarães Rosa).
               O DIEESE divulgará amanhã O Balanço das Negociações Coletivas do primeiro semestre de 2016, no Brasil. Devem vir números muito ruins. Pelas indicações preliminares, tivemos no primeiro semestre resultados semelhantes àqueles verificados ao longo da década de 1990 e primeira década dos anos 2000. Não se poderia esperar outra coisa. O momento é duríssimo, um dos mais difíceis que o povo deste país já atravessou. Combinação explosiva da mais profunda crise econômica global, grave crise econômica no Brasil e clima de golpe de Estado. Um golpe que visa, dentre outras maldades, transferir o ônus da crise para as costas dos trabalhadores, aposentados e pobres deste país. Neste contexto, com economia em recessão, inflação alta, e desemprego idem, é ilusão imaginar que obteremos bons resultados nas negociações coletivas. 
        Apesar disso, há todos os motivos para os trabalhadores e suas representações fincarem pé em suas reivindicações, especialmente as de natureza salarial. Com uma inflação acumulada de 10%, aceitar reajuste inferior significa reduzir padrão de vida, ter menos recursos para aquisição de alimentos, menos recursos para educação e saúde, etc. Isso num país no qual os salários já são muito baixos. Ademais, os alimentos têm aumentado num ritmo acima da média da inflação, o que significa ainda maiores dificuldades para os trabalhadores que estão na base da pirâmide salarial.  
         Nesta conjuntura extremamente adversa, as entidades sindicais, mais do que em outros momentos, terão que errar o menos possível em suas estratégias e táticas. Não há possibilidade de eliminar o risco da derrota. Ele está presente em qualquer disputa, inclusive na luta por melhores condições de vida e salários. Mas os erros terão que ser minimizados, para reduzir também o risco de prejuízos aos trabalhadores. Qualquer que seja a opção estratégica é fundamental considerar que, neste momento, mais do que em outros, os resultados das campanhas salariais, não dependem tanto da argumentação, da lógica, e do bom senso. Mais do que nunca, o resultado irá depender da correlação de forças, ou seja, da força dos trabalhadores em relação ao oponente. Força, para o trabalhador, significa atenção, informação e mobilização. Esta é a hora das estratégias refinadas, aliada à coragem e à dignidade. 
                                                                                                  *Economista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário