terça-feira, 21 de março de 2017

Operação Carne Fraca: mais um passo para a destruição da indústria nacional

retirado do site Causa Operária



A Operação deflagrada pela Polícia Federal na última semana tomou conta dos noticiários. Cada operação um setor da indústria nacional é desmontado.

Em seu caminho, a Operação Lava Jato foi arrasando a Petrobras, com o objetivo de concluir a privatização que FHC iniciou; a Odebrecht, para entregar o mercado brasileiro e os nichos que ela havia conquistado no exterior para as empresas estrangeiras; o desenvolvimento da indústria nuclear, naval, entre outras. A Lava Jato é a operação golpista por excelência, que tocou nos ramos mais vitais da economia brasileira que também é a que o imperialismo mais deseja dominar.

A 'Carne Fraca' é um desenvolvimento do ataque do imperialismo à indústria nacional. A JBS e a BRF são as principais empresas do setor e disputam há anos o mercado nacional. Elas tiveram enorme crescimento durante os governos do PT, que aumentou o investimento estatal, por meio do BNDES. 

Com isso, o Brasil se tornou líder mundial em exportação de carne bovina e de frango. A JBS tem 200 mil funcionários; é o maior frigorífico do mundo e exporta para 150 países. Já a BRF  exporta para 120 países e domina 14% do mercado mundial de aves.

A grande preocupação das empresas, e expectativa dos outros dois grandes exportadores de carne, Estados Unidos e Austrália, é que a Operação cause um sério abalo à posição conquistada no mercado internacional.

As denúncias ocorrem em um momento em que, embora tenha sofrido uma perda nos lucros, as empresas estão procurando expandir sua atuação para ainda mais países, inclusive os próprios Estados Unidos, e não um momento de declínio, o que deixa evidente que se trata de uma operação comercial que tem como objetivo derrubar um competidor.

Enquanto jornais norte-americanos, como o New York Times, torcem pela queda da indústria de carnes brasileira, a União Europeia, grande compradora dos produtos, ameaça restringir a entrada da carne brasileira. As Associações agro-pecuaristas já consideram que a operação levará o setor à maior crise da sua história.

A Polícia Federal e a Justiça agiram rápido. Prenderam um diretor da BRF nesse sábado, bloquearam bens dos investigados e cumpriram mais de 300 mandados judiciais no que é considerada a maior operação da história da Polícia Federal, envolvendo mais de mil policiais.
 
A imprensa capitalista faz o “marketing” da operação, cujo foco não é a corrupção, como no caso da Lava Jato, mas a adulteração dos produtos, o uso de produtos químicos e a venda de carne vencida. Tais denúncias só podem ter como resultado a demolição desse setor da indústria. O que significa a perda da liderança do Brasil no ramo, a destruição dessas empresas gigantescas, o fechamento de fábricas, milhares de demissões e uma crise enorme no campo brasileiro.

É evidente que a Polícia Federal não está causando tamanho estrago em razão da corrupção e pela preocupação com o bem-estar da população.

Os maiores interessados nos efeitos da operação são os Estados Unidos, um dos países que competem com o Brasil pela liderança desses mercados e que está ávido por dominar todos os nichos ocupados hoje pelas empresas brasileiras.

Junto com o ataque às empresas, está o ataque ao próprio PMDB, já mencionado como responsáveis nos esquemas de corrupção. O golpe caminha no sentido de tirar o PMDB e colocar setores mais ferozmente pró-imperialistas. 

O plano dos golpistas é transformar o Brasil numa verdadeira terra arrasada. Um país sem indústria, mergulhado numa incrível situação de miséria, obrigado a importar os bens de consumo mais elementares, ou seja, completamente dependente dos países imperialistas. Detrás das supostas boas intenções estão os monopólios estrangeiros, corruptos, criminosos e genocidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário