quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Debate Sindical com Embaixador Samuel Pinheiro Guimarães


No último dia 08 de agosto, o presidente do SEAGRO-SC, Vlademir Gazoni, e o diretor de comunicação e imprensa, Jorge Dotti Cesa, participaram da palestra “Conjuntura nacional e desafios brasileiros nos próximos anos”, promovido pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – Dieese, no auditório da Fecesc em Florianópolis, com o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães. O embaixador fez uma análise histórica do sistema econômico mundial e trouxe a influência da economia internacional para o Brasil, destacando que o país enfrenta uma crise econômica muito grave e que isso requer das organizações dos trabalhadores uma atenção muito grande. O palestrante destacou ainda os avanços nas políticas sociais no Brasil, que ajudam o país a não entrar numa profunda crise, fazendo uma maior distribuição de renda e fortalecendo o mercador interno.
Guimarães discorreu sobre temas políticos e costuras macroeconômicas, falou das relações do Mercosul, da Alca, dos acordos bilaterais, da hegemonia das emissoras de televisão e suas influências no dia a dia da população. Temas como Minha Casa, Minha Vida e o Bolsa Família também foram comentados.

Samuel Pinheiro Guimarães é mestre em Economia pela Universidade de Boston e um dos mais importantes diplomatas do Brasil. Ele foi Ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (2009-2010) e secretário geral do Itamaraty (2003-2009). Autor do livro 500 anos de periferia (Ed. Contraponto, 168 pág.), que analisa em profundidade a situação do Brasil no mundo e Desafio brasileiro na era dos gigantes (Ed. Contraponto, 456 pág.).
O evento contou com um público superior ao inicialmente esperado e o embaixador Samuel surpreendeu a todos com sua cruzada de informações e sobre a sua releitura dos fatos e ângulos muitas vezes obscuros da realidade política brasileira, fatos estes, que segundo Samuel, poucas vezes são divulgados na mídia e a grande maioria da população sequer têm noticia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário