terça-feira, 22 de abril de 2014

Mais Médicos supera metas com inclusão de outros 3,5 mil profissionais


Chegada de médicos cubanos ao Brasil é festejada
O Programa Mais Médicos está levando mais 3,5 mil profissionais para ampliar o atendimento em atenção básica em todo o Brasil, chegando a 13.235 médicos.

Com isso, o governo garante assistência para mais de 51 milhões de brasileiros, ultrapassando a meta estabelecida para o primeiro trimestre deste ano – de 13 mil médicos atendendo a 44,8 milhões de pessoas.
Mais de 70% dos 13.235 médicos estão alocados em regiões carentes de serviços públicos.

Dados do Ministério da Saúde mostram que, em novembro de 2013, houve um crescimento de 27,3% no atendimento a pessoas com hipertensão nos municípios que receberam o programa, na comparação com o mês de junho do mesmo ano, antes da chegada dos profissionais.

Benefícios - Houve aumento, ainda, de 14,4% na assistência a diabéticos, de 13,2% no número de pacientes em acompanhamento e de 10,3% no agendamento de consultas. Lançado em julho de 2013 pela presidenta Dilma Rousseff, o Mais Médicos faz parte de um amplo programa de melhoria do atendimento aos usuários do SUS.
Médico aponta sucesso do Programa
Formado no final dos anos 70, o dr. David Braga é defensor do Sistema Único de Saúde. Em sua opinião, “além de levar assistência médica, a presença do profissional de saúde expressa solidariedade efetiva às pessoas”.
O dr. David é ex-secretário de Saúde em Campinas e Indaiatuba, ex-consultor da Organização Panamericana de Saúde (Opas), ex-dirigente do Hospital do Servidor do Estado, entre outras atribuições. Ao criticar a reação corporativista dos conselhos de medicina (“que são órgãos do Estado brasileiro”), ele relembra Hipócrates: “Tratar as pessoas é um ato divino”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário