domingo, 28 de dezembro de 2014

"A Globo sempre jogou sujo"


por Emanuel Cancella*, em comentário no blog Viomundo

Na década de 90 os petroleiros foram protestar na porta da Globo no Rio, no Jardim Botânico.
A emissora fez campanha pela privatização da Petrobras, comparando a Petrobras a um paquiderme e chamando os petroleiros de marajás.
O tempo mostrou quem tinha razão: hoje a Petrobras descobriu o pré-sal, que elevou nossas reservas a 60 bilhões de barris de petróleo, o que nos garante o consumo para os próximos 50 anos, e está entre as maiores petroleiras no mundo, inclusive através de seus impostos financiando 75% do PAC, além de vários programas sociais e culturais.
Hoje a corrupção é investigada e corruptos e corruptores estão indo para cadeia e o Ministério Publico anunciou que vai tentar recuperar R$ 1 bilhão desviado da Petrobras.
Só para se ter uma idéia do recente passado, em 1999 o então presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso, do PSDB, fez um repasse de R$ 1,4 bilhão no escândalo conhecido como “Marka e FonteCindam”, dizendo que era para impedir a quebra do sistema financeiro brasileiro.
Esse dinheiro nunca voltou aos cofres públicos e FHC ainda posa de paladino da moral e dos bons costumes.
A Policia Federal, o Ministério Público e o Congresso Nacional nunca cobraram responsabilidade de FHC.
Agora a Globo faz campanha sistemática e diária contra a Petrobras e ainda tem a cara de pau de bater na porta do palácio do Planalto, muito provavelmente para pedir dinheiro através de campanhas publicitárias do governo na emissora.
A Globo, sem nenhum escrúpulo, faz campanha pela vinda das empreitaras norte-americanas para o Brasil, para substituir as nossas empresas envolvidas em corrupção na Petrobras.
Só que as empreiteiras norte-americanas são as mais sujas e corruptas do mundo, responsáveis inclusive pelo maior vazamento de petróleo do mundo, no Golfo do México.
Agora a Globo faz campanha pelos escritórios advocatícios norte-americano,s estimulando os acionistas a entrarem com ações contra a Petrobras.
Não sei se esses advogados americanos são os melhores defensores de acionistas, haja vista que a Petrobras, apesar da campanha sórdida da Globo, vai bem obrigado. Já nos EUA e no mundo os acionistas da GM e do Citibank, entre outros, estão a ver navios pós quebradeira dos EUA em 2008.
Creio que está chegando a hora dos brasileiros voltarem à porta da Globo para barrar seu jogo sujo contra a Petrobras e em favor dos norte-americanos.


*O autor é diretor do Sindipetro-RJ e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário