sábado, 13 de dezembro de 2014

Os cães ladram e a democracia avança

Por Jandira Feghali, no Jornal do Brasil:
"A vitória da presidenta Dilma Rousseff ainda soa como música fúnebre aos ouvidos da direita. Ao conquistar um pleito pela quarta vez, com maioria popular no Brasil, o projeto à esquerda sepulta mais uma vez a opção neoliberal. Sempre festejada pelas forças conservadoras e reacionárias, desta vez a direita esperneia onde e quando pode. Para evitar o inevitável ostracismo dos derrotados, há quem aposte no palanque diário, como o tucano Aécio Neves, ou no ódio, como todos os seus seguidores.

O que vem ocorrendo no Brasil é lamentável. Uma polarização ensandecida e fomentada quase que diariamente pelos partidos de oposição e a Grande Mídia interesseira e partidarizada. Ainda há personagens grotescos que disseminam raiva e intolerância aos quatro cantos, pregando o que há de mais baixo no debate de ideias, atacando mulheres parlamentares ou militantes de partidos e movimentos sociais. É o caso de pessoas como o escritor Olavo de Carvalho e movimentos virtuais minoritários, típicos de uma linha de pensamento fascista, repleta de crimes como ameaça de morte e incitação ao ódio, muitas das vezes erroneamente encobertados como liberdade de expressão.

Pela internet, atacam instituições, a democracia, outros cidadãos e a política. Incitam a população de dentro de suas redomas a cometer crimes, a perseguir pessoas que pensam diferente, seja comunista ou não, por exemplo. Ataques virtuais como esses não serão tolerados por nós, parlamentares de esquerda e suas bancadas no Congresso Nacional. A devida resposta aos covardes virá da justiça.

Ainda que as ruas sejam ocupadas por minoria inexpressiva e sem representatividade alguma, numa cidade ou outra, o Brasil está longe de aceitar a hipótese de um golpe contra a democracia ou o famigerado pedido de impeachment de Dilma. Essas poucas pessoas marcharão ressoando livremente suas ideias retrógradas, recalcadas na derrota do pleito presidencial, mas não verão nossa nação se curvar novamente a um modelo excludente e perpetuador das desigualdades.

Primeiro, porque a sociedade não aceitará esse golpe. Os 51 milhões de brasileiros que optaram pela continuidade da presidenta rechaçam qualquer possibilidade de intervenção militar. Segundo, porque há clara diferença entre o Governo Dilma e os investigados pela Polícia Federal na Operação Lava-Jato. Defendemos a investigação e prisão, mas confundir isso é querer enxergar os fatos nacionais de forma míope.

Gradualmente, a agressividade dos fascistas será devidamente recompensada com uma lufada de democracia. O Congresso chancelou o projeto que flexibiliza o superávit primário do governo federal e se preparará para renovar-se em 2015. A democracia seguirá firme, consolidando-se cada vez mais. Ainda que gritem e esperneiem “das galerias” ou “das marchas nas ruas”, o Brasil não aceitará o ódio. Muito menos ser representado por uma minoria golpista.

Felizmente, não passarão!"

FONTE: escrito 
no Jornal do Brasil por Jandira Feghali, médica e líder do PCdoB na Câmara dos Deputados. Postado no "Blog do Miro"  (http://altamiroborges.blogspot.com.br/2014/12/os-caes-ladram-e-democracia-avanca.html).

Nenhum comentário:

Postar um comentário